• Sandro Alves

COMO REINVENTAR SUA EMPRESA

A missão, a visão e os Valores de uma empresa representam as bases para conseguir sair do caos, vender mais e ter uma vida melhor dentro das empresas. Para entender melhor isso, vamos começar com um diálogo famoso do filme Alice no país das maravilhas. A frase foi dita a Alice, por um gato, numa encruzilhada. Foi mais ou menos assim:


Alice - eu só queria saber que caminho tomar;

Gato - isso depende do lugar aonde quer ir;

Alice - olha, isso realmente não importante desde que eu...

Gato - então, não importa que caminho tomar.


Esta última frase dita pelo gato para Alice tem muito conteúdo. Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. E é desse ponto que partirei para mostrar a importância das declarações de Missão, Visão e Valores.


Por décadas , muito foi falado sobre missão, visão e valores no mundo empresarial. No entanto, no ocidente, principalmente, tomamos um caminho no qual as declarações se transformaram em apenas frases de efeito espalhadas em quadros por todas as partes e que, praticamente, nada contribuíram para a melhoria de desempenho de muitas empresas.


Mas, quando realmente representam o que a empresa significa e por que ela existe, estas declarações acabam impulsionando os negócios e as empresas conseguem superar o desempenho de mercado de suas concorrentes em até 12 vezes, segundo Jim Collins e Jerry Porras comentam em seu livro Feitas para Durar.


A missão basicamente mostra O QUE a empresa faz. A VISÃO representa como a empresa vê o futuro e aonde quer chegar. Os VALORES representam os critérios operacionais que garantem que os objetivos serão cumpridos. Os 3 juntos, são fortes elementos que apoiam a tomada de decisões dentro de uma empresa.


Fica fácil, então, entender que se sua empresa não sabe o que faz (Missão), aonde quer chegar (Visão) e como vai agir para cumprir sua missão e alcançar sua visão, o resultado é dispersão de energia e resultados muito abaixo do que seria possível. O resultado final, muitas vezes, pode ser resumido numa única palavra - frustração.


A boa notícia é que estamos evoluindo. Siga com a leitura e descubra como.


A EVOLUÇÃO DA DECLARAÇÃO DA MISSÃO


Ao longo do tempo, a missão foi incorporada, ou transformada, pela declaração de propósito. A tentativa foi a de criar uma mensagem mais lúdica, envolvente e, portanto, mais poderosa, capaz de definir uma promessa para os clientes e uma finalidade para os funcionários.


Na Era da Experiência, os clientes buscam por diferenciações, visto que serviços e produtos se tornaram abundantes e acessíveis. Neste cenário as empresas precisam se tornar especialistas em criar e entregar sensações memoráveis para seus clientes se quiserem sair da concorrência por preço. E é neste sentido que a declaração de propósito se encaixa perfeitamente bem.


A Walt Disney World faz isso com maestria há décadas e por isso é um fenômeno em vendas e se transformou num ícone global. Para a Disney, seu negócio é criar espetáculos para encantar seus convidados (a Disney chama seus clientes de convidados). E por entender seu negócio como um espetáculo, ela define um tema de atendimento para oferecer qualidade de atendimento e o tema incorpora a missão. Veja qual é:


"Criamos felicidade proporcionando o melhor entretenimento para as pessoas de todas as idades, por toda parte. Eu acho o tema da Disney fantástico, simples e muito claro. Ele incorpora a missão claramente (Criar felicidade), como ela é realizada (proporcionando o melhor entretenimento), para quem é realizada a missão (para pessoas de todas as idades) e, finalmente, onde é realizada (por toda parte).


O tema do atendimento da Disney define uma promessa para os clientes (a Disney os chama de convidados) e um propósito para os funcionários (a Disney os chama de elenco). Para mim, este é um tema muito poderoso porque ele reúne dois elementos que, ao meu ver, estão sempre presentes em empresas de sucesso: Unidade e propósito.


Toda empresa deve ser criada para buscar um propósito. Propósito é a razão da criação da empresa e "enxergar" isso traz a visão para a empresa. O dinheiro será consequência e não o objetivo final. A empresa ganha dinheiro porque ela busca concretizar o seu propósito através da realização de sua missão, tendo como base os seus valores.


Então, se você está sentindo sua empresa estagnada e sem horizonte, comece por definir, ou redefinir, com muita verdade e autenticidade, a sua Missão, sua Visão e seus valores. Em seguida, incorpore sua missão numa declaração de propósito poderosa como a da Disney descrita acima.


Mas lembre-se de que quanto mais verdade existir nas suas declarações, melhor. Quanto mais auntenticidade você conseguir, melhor. Envolva sua equipe para construir isso pois vai facilitar a incorporação da missão, da visão, dos valores e do propósito em toda a sua empresa.


Fique Ligado!






Copyright © Conhecimento em Ação | Sandro Alves | (81) 98635-2293

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco