• Sandro Alves

LIDERANÇA EFETIVA PARA SAIR DO CAOS E VIVER MELHOR

Atualizado: Jun 16

Pensei em usar no título deste post a palavra conhecimento. Desta forma o título seria o seguinte: Liderança Exige Conhecimento. Refleti um pouco mais e resolvi substituir a palavra conhecimento pela palavra Efetiva, pois julguei que transmite melhor a ideia do meu pensamento e abrange mais do que somente o componente intelectual e cognitivo.


Efetiva no sentido de que é preciso alcançar objetivos, de saber o que precisa ser feito e como precisa ser feito. Assim, você que está lendo este texto vai compreender que minha intenção é demonstrar que para liderar é preciso muito mais do que frases de efeito, ambientes descolados e sem divisórias, ferramentas e outras técnicas e práticas muito disseminadas fundo afora.


De modo geral, mas sem generalizar, temos visto as empresas enfrentando muitas dificuldades para alcançar resultados melhores e duradouros. As pessoas por sua vez buscam cada vez mais cursos e treinamentos sobre liderança e se apóiam cegamente no suporte oferecido pela tecnologia. No entanto, repetidas vezes, o que vemos como resultado é apenas enormes frustrações e desperdícios de tempo e de recursos.


Eu não tenho nada contra os cursos de liderança e sei que existem alguns que são dignos de respeito - alguns cursos ou treinamentos são realmente muito bons. No entanto, na maioria dos casos não fazem efeito por um motivo muito simples: quem faz o curso é carente de conteúdo e não está pronto para liderar. Antes, precisa crescer como ser humano, como indivíduo.


O objetivo da liderança deve ser a melhoria do desempenho das pessoas, a melhoria da qualidade dos produtos e/ou serviços, ajudar as pessoas a fazer um trabalho melhor com menos esforço, de criar um senso de direção e de propósito compartilhado. A liderança precisa ser efetiva e capaz de apontar para um futuro que seja desejado e encantar as pessoas com essa visão.


Mas a efetividade somente pode ser alcançada com Conhecimento, com o que está contido no seu interior - com conteúdo. Cursos e treinamentos sobre liderança dificilmente irão resolver o problema de liderança se você não buscar o crescimento pessoal e se dedicar a nutir a si mesmo com muito conteúdo de qualidade.


É como a comida. Existe um ditado que diz: "diga-me o que você come, que direi quem é você." Na liderança podemos dizer algo semelhante: diga-me que conteúdo você consome, que direi que líder você é. O conteúdo que consome ajuda a construir a pessoa que você é e vai ser.


Os desafios atuais são muitos e surgem de diversas fontes e direções. Podemos mencionar o choque de gerações, as crises financeiras, o dilema da inovação, a transformação digital, os desafios sócio-econômicos e a crise ambiental. Uau! Muita coisa ao mesmo tempo. E nunca se sentiu tanta falta de boas lideranças. Nunca se falou tanta em liderança.


Por quê? Porque diante de tantas incertezas, as pessoas sentem a necessidade de se apoiar em algo no qual elas se sintam mais seguras, inspiradas, mais amparadas e mais preparadas para enfrentar os desafios do dia a dia. Então, a liderança é algo que precisamos muito nos tempos atuais. Mas para liderar de verdade, é preciso ter conteúdo para ser efetiva.


Eu enumerei um pequeno conjunto de 4 elementos que julgo serem muito importantes para evoluir como indivíduo e alcançar condições para uma liderança efetiva. Não são os únicos, mas os considero importantes e relevantes para uma boa liderança. São eles:


  1. Conteúdo Moral - a postura, a atitude e o comportamento diante dos fatos, dos desafios, dos problemas, das oportunidades. O comportamento humano, do líder, diante de diferentes situações do cotidiano devem servir de exemplo e inspiração para os demais.

  2. Conteúdo Técnico - diz respeito ao conhecimento profundo em gestão e na área atuação. A gestão deve ser encarada como uma ciência e deve ser aplicada visando a melhoria de desempenho pessoal e empresarial, respeitando a individualidade e a diversidade. Saber o que precisa ser feito, é essencial.

  3. Conteúdo Cultural - num mundo tão diverso e conectado é fundamental que cada indivíduo amplie sua visão de mundo. É importante conhecer a história da humanidade, do seu país. Deve-se ter interesse pelos diferentes hábitos e costumes dentro e fora de seu país. mundo a sua volta.

  4. Conteúdo Estético - a melhor percepção do que é bom e belo tem influência direta no desenho negócios, produtos e serviços que possam encantar as pessoas e se diferenciar no mercado. Aprender a apreciar boas músicas, história, pinturas, esculturas e outros ramos das artes, contribuem para a ampliação de nossas percepções.

Esses são os 4 elementos que eu , particularmente, julgo muito importantes para se construir visando ser um grande líder. Você não precisa ser nenhum expert nesses elementos. Não se trata disso. Mas, com certeza, trata-se de apreciar e cultivar cada um deles para conseguir fazer florescer o valor pessoal, a engenhosidade e a criatividade das pessoas que você lidera.


Líder e liderado são lados de uma mesma moeda. Não há líder sem liderado e vice-versa. Todos nós somos líderes e liderados, o que muda é a circunstância. Se quer ser um grande líder, dedique-se ao crescimento pessoal e ao desenvolvimento constante dos 4 conteúdos que eu menciono neste texto. Tenho convicção de que vai fazer a diferença na sua vida e nas dos outros com quem você se relaciona.


Fique Ligado!

2 visualizações

Copyright © Conhecimento em Ação | Sandro Alves | (81) 98635-2293

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco